Carregando...
28%
Off
Zinpass Eze 10mg + 10mg caixa com 30 comprimidos revestidos

Zinpass Eze 10mg + 10mg caixa com 30 comprimidos revestidos

Marca: HERBAL ESSENCES
Código: 969581
De: R$92,52
R$67,08

Calcule preço e prazo da sua entrega

Compartilhe

Indicação:

considerados como de alto ou muito alto risco cardiovascular, quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada em pacientes adultos com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica ou não-familiar) ou com dislipidemia mista.

Em pacientes adultos com hipercolesterolemia, Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica é indicado para redução do LDLcolesterol, colesterol total e triglicérides elevados, diminuição de ApoB, não HDL-C, das razões LDL-C/HDL-C, não HDL-C/HDL-C, ApoB/Apo A-I, C-total/HDL-C e aumento de HDL-C

Contraindicação:

Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica é contraindicado em pacientes:

- Com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente deste medicamento;
- Grávidas e lactantes e em mulheres com potencial para engravidar, a menos que estejam adotando precauções contraceptivas adequadas;  
- Com doença hepática ativa, incluindo elevações persistentes e inexplicadas das transaminases séricas e qualquer elevação das transaminases séricas que exceda 3 vezes o limite superior do normal (LSN);
- Com insuficiência renal grave (TFGe < 30 mL/min/1,73 m2 );
- Com miopatia.

Categoria de risco na gravidez X: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Precauções:

Fígado: Inibidores da HMG-CoA redutase devem ser utilizados com cautela em pacientes que utilizam quantidades excessivas de álcool ou com histórico de doença hepática. A coadministração de ezetimiba com estatina pode levar a elevações consecutivas das transaminases (=3 vezes o LSN).

Recomenda-se que as enzimas hepáticas sejam avaliadas antes e por 12 semanas após o início da terapia com Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica e no caso de qualquer elevação da dose, e depois periodicamente (por exemplo, semestralmente).

Considerando que os efeitos da maior exposição à ezetimiba em pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave não são conhecidos, Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica não é recomendado para estes pacientes.

Não é necessário ajuste de dose na insuficiência hepática leve.

Sistema músculo-esquelético: Inibidores da HMG-CoA redutase estão associados a efeitos musculoesqueléticos como mialgia, miopatia e, raramente, rabdomiólise. Doses mais altas de inibidores da HMG-CoA redutase utilizadas no período pós-comercialização aumentaram a frequência da rabdomiólise. 

Estudos clínicos com ezetimiba não demostraram excesso de miopatia ou rabdomiólise, uma que vez a incidência de creatinoquinase (CK) >10 vezes o LSN foi de 0,2% para ezetimiba versus 0,1% para o placebo, e de 0,1% para ezetimiba coadministrada com uma estatina versus 0,4% para a estatina isoladamente. Porém, na experiência pós-comercialização com ezetimiba foram relatados casos de miopatia e de rabdomiólise, independentemente de causalidade. 

Todos os pacientes que iniciam tratamento com Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica devem ser alertados sobre o risco de miopatia e instruídos a relatar imediatamente qualquer dor, sensibilidade ou fraqueza muscular inexplicada. A presença desses sintomas e de nível de CK >10 vezes o LSN indica miopatia.2 

Portanto, deve-se dosar CK sérica nos pacientes que desenvolverem quaisquer sinais ou sintomas sugestivos de miopatia e o tratamento com Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica deve ser interrompido se os níveis de CK estiverem >10 vezes o LSN ou se houver diagnóstico ou suspeita de miopatia.

Ocorreram relatos muito raros de miopatia necrotizante imunomediada caracterizada clinicamente por fraqueza muscular proximal persistente e elevação da CK sérica durante o tratamento ou após a descontinuação de inibidores da HMG-CoA redutase. Testes neuromusculares e sorológicos adicionais podem ser necessários.

Tratamento com agentes imunossupressores podem ser requeridos. Foi observado aumento da incidência de miosite e miopatia em pacientes que estavam recebendo inibidores da HMG-CoA redutase em conjunto com ciclosporina, derivados do ácido fíbrico (genfibrozila e fenofibrato), niacina, antifúngicos do grupo azol e antibióticos macrolídeos. 

Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica deve ser prescrito com cautela para pacientes com fatores de risco para miopatia, como insuficiência renal, idade avançada e hipotireoidismo, ou em situações em que pode ocorrer aumento de seus níveis plasmáticos.

Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica deve ser suspenso temporariamente em pacientes com uma condição aguda grave sugestiva de miopatia ou que predisponha ao desenvolvimento de insuficiência renal secundária à rabdomiólise (exemplos: sepsis; hipotensão; cirurgia de grande porte; trauma; alterações metabólicas, endócrinas e eletrolíticas graves; ou convulsões não controladas).

Pâncreas: Há citações na literatura de aumento do risco de pancreatite pelo uso de estatinas, incluindo rosuvastatina, assim como da ezetimiba. No entanto, é difícil confirmar, de forma consistente, a relação de causalidade.

Pneumopatia: Casos excepcionais de doença pulmonar intersticial foram relatados com algumas estatinas, especialmente com terapia em longo prazo. Caso haja suspeita de que um paciente desenvolveu doença pulmonar intersticial, o tratamento com Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica deve ser descontinuado até melhor esclarecimento.

Miopatia secundária a outros agentes hipolipemiantes: Pacientes que desenvolveram miopatia induzida por outras estatinas ou ezetimiba não devem receber Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica.

Diabetes Mellitus: Pacientes tratados com Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica podem experimentar aumento dos níveis séricos de HbA1c e da glicemia, que em alguns casos, podem alcançar o limiar de diagnóstico de diabetes, principalmente em pacientes de alto risco para desenvolver diabetes mellitus.

Raça: 

Inibidores da HMG-CoA redutase tem sua exposição aumentada em pacientes asiáticos quando comparados com caucasianos. Metanálise de estudos farmacocinéticos da ezetimiba não mostra diferenças farmacocinéticas entre negros e caucasianos.

Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: O componente rosuvastatina de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica não tem efeito sedativo. O componente ezetimiba de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica não tem estudos sobre os efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Porém, certas reações adversas que foram relatadas com ezetimiba podem afetar a capacidade de alguns pacientes para executar essas tarefas. As respostas individuais dos pacientes com Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica podem variar.

Uso durante a gravidez e lactação: A segurança de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica durante a gravidez e a lactação não foi estabelecida. Mulheres com potencial de engravidar devem usar métodos contraceptivos apropriados.

Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica deve ser evitada também na fase de lactação, uma vez que sua segurança não foi estabelecida durante os períodos de gravidez e lactação.

Categoria de risco na gravidez: X. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Intolerância a lactose: Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica contém lactose e portanto deve ser usado com cautela por pacientes com intolerância a lactose.

Idosos: Não há restrição da dose dos inibidores da HMG-CoA redutase nessa faixa etária em comparação com subgrupos populacionais mais jovens. A concentração plasmática da ezetimiba total é, aproximadamente, 2 vezes mais elevada nos idosos (>65 anos) em relação aos mais jovens (18-45 anos de idade), com redução do LDL-C e perfil de segurança comparáveis entre idosos e jovens. Não é necessário ajuste posológico de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica nos idosos.

Como a idade avançada (=65 anos) é um fator predisponente para miopatia por estatina, Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica deve ser prescrito com cautela a idosos.

Insuficiência Renal: A doença renal leve a moderada tem pouca influência nas concentrações plasmáticas dos inibidores da HMG-CoA redutase. Como na insuficiência renal grave observou-se aumento de 3 vezes na concentração plasmática do inibidor da HMG-CoA redutase em comparação com o observado em voluntários sadios, Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica é contraindicado em pacientes com insuficiência renal grave (TFGe < 30 mL/min/1,73 m2 ).

Sexo: Não há diferenças significativas relacionadas ao gênero em relação ao perfil farmacológico, eficácia e segurança de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica, de modo que não é necessário ajuste de dose de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica em função do sexo.

Interações com exames laboratoriais: Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica pode provocar aumento dos níveis séricos de CK, bem como de ALT/TGP e AST/TGO além de elevação da glicemia e da HbA1c. Na urina pode apresentar proteinúria no teste de fita que, na maioria dos casos, diminui ou desaparece espontaneamente com a continuação do tratamento e não é um indicativo de doença renal aguda ou progressiva.

Ácido fusídico: Na terapia com ácido fusídico existe risco de lesão muscular e de rabdomiólise. Eventos musculares, incluindo rabdomiólise, foram relatados na experiência pós-comercialização com a administração concomitante de rosuvastatina e do ácido fusídico. O tratamento com Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica e ácido fusídico deve ser evitado.

Varfarina: Se Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica for acrescentado à terapia com varfarina ou outro anticoagulante cumarínico a Razão Normalizada Internacional (RNI) deve ser adequadamente monitorada.

Fibratos: A coadministração de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica com fibratos não foi estudada, portanto, a coadministração de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica e fibratos não é recomendada.

Ciclosporina: Deve-se ter cautela ao prescrever Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica para pacientes que estejam utilizando ciclosporina.

As concentrações de ciclosporina devem ser monitoradas nesses pacientes.

Crianças e adolescentes até 17 anos de idade: Não há estudos disponíveis para comprovar a segurança de uso de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica em população de crianças e adolescentes. O uso de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica não é recomendado nessa população.

Modo de uso:

O paciente deve estar sob dieta redutora de lípides adequada e deve continuá-la durante o tratamento com Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica.

Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica deve ser administrado por via oral, uma vez ao dia, com ou sem a ingestão de alimentos.

A dose inicial recomendada é de Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica 5/10 mg ou Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica 10/10 mg, uma vez por dia, com ou sem a ingestão de alimentos.

A terapia deve ser individualizada, podendo ser aumentada até Ezetimiba + Rosuvastatina Cálcica 20/10 mg uma vez por dia, com ou sem a ingestão de alimentos, de acordo com os níveis lipídicos desejados, o objetivo recomendado da terapia e a resposta do paciente.

Se necessário, o ajuste de dose pode ser feito em intervalos de 4 semanas.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Leia a bula.

A Farmácia Nogueira utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência ao navegar em nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que você aceita a utilização! Politica de Privacidade