Indicação:
Pilem é um contraceptivo de emergência que pode ser usado para evitar a gravidez após um coito desprotegido ou quando há falha conhecida ou suspeita de um método contraceptivo. Para obter a máxima eficácia, o primeiro comprimido deve ser formado o mais breve possível, dentro de 72 horas (três dias) após o coito. O segundo comprimido deve ser formado 12 horas após o primeiro.
Como um contraceptivo de emergência, Pilem é indicado:
- Quando nenhum contraceptivo foi usado.
- Quando um método contraceptivo possa ter falhado, incluindo: ruptura, deslizamento ou emprego incorreto da camisinha; desalojamento, rompimento ou remoção antecipada do diatragma ou do tampão; falha na interrupção do coito (por exemplo: ejaculação na vagina ou na genitália externa); cálculo incorreto do método periódico de abstinência; expulsão do DIU e pílulas contraceptivas orais regulares fomadas de forma inadequada em um ciclo.
- Em casos de estupro.
Contraindicação:
O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou quando houver sangramento vaginal de origem desconhecida.
Não deve ser utilizado durante a gravidez.
Precauções:
Recomenda-se cautela quanto à administração de Pilem em pacientes que tenham doenças afetivas do fígado ou da vesícula biliar; que tenham sofrido anteriormente de icterícia ocasionada por gravidez, de hipertensão intracraniana; que tenham fromboflebife aguda ou doenças tromboembólicas; diáteses hemorrágicas; com história de câncer de mama ou do ovário ou do útero; ou que tenham sofrido de acidente vascular cerebral, doença das coronárias (cardiopatia isquêmica), embolia pulmonar ou trombose de refina. Informe seu médico se você sofre ou teve alguma dessas doenças.
A menstruação pode se alterar após a utilização de Pilem. Em geral, o fluxomensfrual será semelhanfe ao habifual, porém em alguns casos, o fluxo poderá ser maior ou menor.
A maioria das mulheres menstruará dentro do prazo previsto, porém variações podem ocorrer, com a menstruação surgindo antes ou depois da data esperada. Se atrasar mais de 7 dias da data prevista, procure seu médico para avaliar a possibilidade de ocorrência de gravidez.
Em casos de atraso menstrual superior a uma semana, deve-se considerar a possibilidade de gravidez.
Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez.
Modo de uso:
O primeiro comprimido de Pilem deve ser administrado o mais breve possível após a relação sexual, não ultrapassando 72 horas, pois ocorre diminuição da eficácia quando há demora para o início do tratamento. O segundo comprimido deve ser formado sempre 12 horas após o primeiro.
Em caso de vômitos dentro das duas primeiras horas após a tomada do comprimido, o mesmo deverá ser repetido.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Leia a bula.