Indicação:
- Meclin é indicado na prevenção e no tratamento da cinetose (náuseas e vômitos associados aos movimentos), da vertigem e de náuseas e vômitos induzidos por radioterapia. Meclin também é indicado no tratamento de náuseas e vômitos durante a gravidez.
Contraindicação:
- Nos casos de alergia ao dicloridrato de meclozina ou aos constituintes da formulação do produto.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Precauções:
Se você for portador de uma das condições abaixo, o risco-benefício do uso de Meclin deve ser considerado pelo seu médico:
- Obstrução nas vias urinárias ou aumento do volume da próstata com sintomas: os efeitos da meclozina podem causar retenção urinária;
- Obstrução gastroduodenal: pode se agravar com o uso da meclozina; - Predisposição a glaucoma de ângulo fechado: o aumento da pressão intraocular pode precipitar um episódio agudo de glaucoma de ângulo fechado.
- Doença pulmonar obstrutiva crônica: a redução na secreção brônquica pode predispor à formação de tampão bronquial;
- Asma.
Este produto contém o corante amarelo de Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Gravidez
- Estudos epidemiológicos em mulheres grávidas não mostraram que a meclozina causa aumento no risco de anormalidades fetais.
Amamentação
- A meclozina pode ser excretada no leite materno, entretanto, problemas em humanos não foram documentados. Meclin pode inibir a lactação.
Pacientes com insuficiência hepática
- Por se tratar de uma droga metabolizada pelo fígado, insuficiência hepática pode resultar em exposição sistêmica aumentada à meclozina. Por isso, Meclin deve ser administrado com cautela em pacientes com insuficiência hepática.
Pacientes com insuficiência renal
- Devido ao potencial de acúmulo da meclozina e seus derivados, Meclin deve ser administrado com cautela em pacientes com insuficiência renal.
Pediatria
- Não há informações disponíveis sobre a relação entre idade e os efeitos da meclozina, entretanto, as crianças exibem aumento da sensibilidade aos medicamentos anticolinérgicos, que são farmacologicamente relacionados à meclozina.
Geriatria
- Pacientes geriátricos exibem aumento da sensibilidade aos medicamentos anticolinérgicos. Desta forma constipação, boca seca e retenção urinária (especialmente em homens) são mais prováveis de ocorrer em idosos. O uso de Meclin deve ser evitado em pacientes idosos com quadro de delirium ou demência.
Interações medicamentosas
- Os efeitos de Meclin podem ser potencializados pelo uso concomitante de medicamentos sedativos e de bebidas alcoólicas.
- Meclin pode potencializar os efeitos dos medicamentos anticolinérgicos ou que tenham atividade anticolinérgica.
- Apomorfina: a administração prévia de meclozina pode diminuir a resposta emética da apomorfina.
Interferência em exames laboratoriais
- Até o momento não existem dados disponíveis relacionados à interferência de Meclin sobre os resultados de exames laboratoriais.
- Meclin pode causar sonolência, desta forma, os pacientes em tratamento devem ter cuidado ao dirigir, operar máquinas, ou participar de qualquer outra atividade perigosa, até que estejam certos de que Meclin não afeta seu desempenho.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde
Modo de uso:
1) Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Leia a bula.