Indicação:
Buscoduo® é indicado para o tratamento sintomático de estados espástico-dolorosos e cólicas do trato gastrintestinal, das vias biliares, urinárias e do aparelho genital feminino; dismenorreia, atuando como analgésico e antiespasmódico.
Contraindicação:
- pacientes com hipersensibilidade conhecida ao butilbrometo de escopolamina, paracetamol ou aos outros componentes da fórmula.
- pacientes com miastenia gravis estenose mecânica no trato gastrintestinal
- íleo paralítico ou obstrutivo
- megacólon
- insuficiência hepatocelular grave (Child-Pugh C).
Precaução:
Não use outro produto que contenha paracetamol.
Para evitar a superdosagem, assegure-se de que não esteja usando nenhum outro que contenha paracetamol, um dos componentes ativos de Buscoduo comprimido revestido.
No caso de dor abdominal grave inexplicável que persista ou piore, ou que ocorra junto com sintomas como febre, náuseas, vômitos, alterações da motilidade intestinal, sensibilidade abdominal, diminuição da pressão arterial, desmaio ou presença de sangue nas fezes, o paciente deve procurar o médico imediatamente.
Aconselha-se cautela em pacientes com sensibilidade subjacente à aspirina e/ou a medicamentos Anti Inflamatórios Não-Esteroidais (AINEs). Buscoduo® deve ser usado com cuidado nos casos de deficiência da glicose-6-fosfato-desidrogenase; disfunção renal; disfunção hepática, por exemplo, por abuso crônico de álcool e hepatite; na Síndrome de Gilbert e, insuficiência hepatocelular (Child-Pugh A/B). Nesses casos, Buscoduo® somente deverá ser administrado sob supervisão médica e, se necessário, em dose reduzida ou em intervalos prolongados entre as administrações individuais.
O hemograma e as funções renal e hepática devem ser monitoradas após uso prolongado. O uso extensivo de analgésicos, especialmente em doses elevadas, pode induzir cefaleias que não devem ser tratadas com doses maiores da medicação. Reações agudas e graves de hipersensibilidade (ex.: choque anafilático) são observadas muito raramente. O tratamento deve ser interrompido ao primeiro sinal de reação de hipersensibilidade após a administração de Buscoduo®. Pode haver hepatotoxicidade se a dose recomendada para paracetamol for excedida.
Pode ocorrer hepatotoxicidade com paracetamol mesmo com doses terapêuticas, após tratamento de curta duração e em pacientes sem disfunção hepática preexistente. A interrupção abrupta de analgésicos após uso prolongado em altas doses pode induzir sintomas de abstinência (ex.: cefaleia, cansaço, nervosismo) que tipicamente se resolvem dentro de alguns dias. O retorno da utilização de analgésicos deve depender de orientação médica, e de desaparecimento dos sintomas de abstinência. Buscoduo® não deve ser utilizado por mais do que 3 dias, a não ser por orientação médica.
O médico deve ser consultado se a dor persistir ou piorar, se surgirem novos sintomas, ou se aparecerem rubor ou edema, pois estes podem ser sinais de uma condição grave. Por causa do potencial risco de complicações anticolinérgicas, deve haver cautela em pacientes propensos a glaucoma de ângulo fechado, suscetíveis à obstrução urinária ou intestinal, ou propensos a taquiarritmia.
Os comprimidos revestidos não são apropriados para crianças menores de 10 anos. Buscoduo® contém 4,32mg de sódio por comprimido, ou seja, 25,92mg de sódio por dose diária máxima recomendada. Portanto, considerar essa quantidade caso o paciente estiver sob dieta com restrição de sódio.
Modo de uso:
Adultos: 1 a 2 comprimidos revestidos por via oral, três vezes ao dia. Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros com quantidade suficiente de água.
Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Seu uso pode trazer riscos, procure um médico. Leia a bula.